Como posso controlar o meu perfil no Spotify?

Ter um perfil no Spotify não é de facto igual a um perfil no youtube ou no soundcloud. No entanto, o spotify permite uma série de controlos que nos ajudam a personalizar e impulsionar a nossa presença nesta plataforma enquanto artistas.

Porque devo verificar o meu perfil no Spotify?

Verificar o perfil do teu projeto é talvez um passo obrigatório para catapultar a tua presença no Spotify. Por certo, já reparaste que a maioria dos artistas que segues no Spotify têm um pequeno simbolo azul. Este simbolo azul marca todos os perfis verificados.

Sendo um perfil verificado, tomamos conta do backoffice da nossa conta. Este backoffice não nos permite fazer upload de novas músicas. Continuamos sempre a depender do nosso distribuidor, no entanto dá-nos acesso a várias informações e possibilidades incríveis.

Ao ser verificado podemos atualizar a nossa biografia, personalizar a nossa fotografia e imagem de capa, bem como partilhar playlists nossas ou dar detaque a algum lançamento ou espetáculo.

No painel de controlo do perfil no Spotify teremos acesso a estatísticas muito úteis para conhecer os nossos fãs. É também através deste painel de que podemos fazer o “pitch” da nossa música para consideração dos editores das playlists do Spotify.

Como posso verficar o meu perfil?

Para verificar ou validar o nosso perfil temos em primeiro lugar que ter alguma música já distribuída no Spotify. Esta distribuição de música digital pode ser feita por uma série de plataformas e/ou editoras.

Após termos a nossa música distribuída no spotify bastará aceder ao site artists.spotify.com e fazer login com a nossa conta spotify. Depois de efectuara login deveremos fazer “Claim” da nossa página de artista e seguir os passos indicados. Esta validação poderá ser feita pelo próprio artista ou pelo manager.

Vê este pequeno vídeo oficial do Spotify que te mostra como é simples verificar o teu perfil no spotify.

Durante a pandemia, o Spotify criou ainda a possibilidade de criar campanhas de crowdfunding e angariação de fundos para cada artista. A desenvolver ainda em Portugal, está a ligação do Spotify à venda de merchandising .

Não percas tempo e verifica hoje o teu perfil em https://artists.spotify.com/

Até já,

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency