O que é um Sonoplasta no mundo do espetáculo?

A função de sonoplasta é crucial no mundo do teatro, cinema, bailado e até da rádio e televisão.

Sonoplasta é que o(a) criativo(a) responsável pela criação de todo o ambiente musical e efeitos sonoros. Este ambiente sonoro é de extrema importância para o sucesso do espetáculo.

Este poderá não ser o compositor das músicas em si mas utilizará essas composições da forma mais eficiente para cumprir o seu principal propósito.

O Sonoplasta é quem edita e trabalha toda a envolvência auditiva de espetáculo. Este lado auditivo poderá ser composto por música, efeitos sonoros, ambientes, ruídos e até por falas gravadas. Esta sonoplastia, normalmente é lançada pelo técnico de som durante o espetáculo.

Nas artes performativas, poderá depender muito do trabalho do contra-regra, que irá reproduzir alguns sons necessários à cena ou com músicos que façam parte da performance ao vivo.

Sonoplasta e técnico de som são as mesma coisa?

Não poderemos confundir o sonoplasta com o diretor musical ou com um técnico de som.

Na rádio ou televisão a figura do diretor musical é a pessoa responsável pela escolha das músicas a utilizar pelo sonoplasta.

Neste blog também já vimos qual a função do técnico de som. Clique aqui para saber mais sobre técnico de som.

Os técnicos de som podem dividir-se por especialidade mas a meu ver, dividem-se em dois grandes grupos: os técnicos de som ao vivo e os técnicos de som de estúdio.


Ambas as funções irão apoiar o nosso responsável pela sonoplastia. O técnico de som ao vivo poderá lançar a própria sonoplastia durante o espetáculo, nos momentos correctos.

O técnico de som de estúdio irá apoiar o sonoplasta no trabalho de estúdio, a tratar todo o audio para garantir a melhor qualidade e envolvência.

Qualquer dúvida que possa surgir, não hesites em contactar-nos através de joao@tuff.pt .

Até já.

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency