Quais os custos de ter uma banda?

Quais os custos de ter uma banda?

Ter uma banda não é de borla nem tão pouco barato. Compilei em poucos pontos os custos de ter uma banda.

Espaço para ensaiar

No caso de não teres um espaço próprio, as salas de ensaio variam muito de preço de acordo com a qualidade ou espaço necessário. Poderão ir dos 10€ aos 30€ por hora na região de Lisboa. Sem contar com os gastos de deslocação da banda até ao espaço de ensaio. Por experiência própria

Compra de material

No caso de existir um espaço próprio, muito dinheiro terá de ser gasto para tornar o espaço bom para ensaiar. Desde o tratamento acústico ao material técnico.

Gravação de músicas

Gravar instrumentos é bem diferente de gravar apenas a tua voz. Atualmente é bastante fácil o acesso a material profissional de captação que permite facilmente gravar voz em casa. Para alguns instrumentos, é necessário um espaço com tratamento acústico apropriado para a gravação dos mesmos como é o caso da bateria, instrumentos de sopro, entre outros. Além dos custos de gravação, devemos também contabilizar os valores para mistura e masterização das músicas e/ou duplicação de CD’s (ou colocação de em lojas online).

Conteúdos promocionais

Como já vimos neste blog, só a música não basta. Os materiais promocionais como video clips, sessões fotográficas, designs de capas, cartazes, logotipos, entre outros, são despesas grandes a considerar na promoção de uma banda.

Deslocações

Vida de músico nem sempre é fácil e o dinheiro nem sempre abunda. Ainda que a maioria tenha empregos paralelos, as deslocações até aos locais de ensaio e gravação, podem vir a constituir um problema para a maioria.

Estes são os custos de ter uma banda. Não estamos a contabilizar outras despesas de facturação como uma contabilista, entre outros.

Ajuda-me a melhorar este artigo e envia-me sugestões para joao@tuff.pt .
Até já

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency