Promotor Musical – Quem é Quem?
Responsável de comunicação
O papel do responsável de comunicação varia bastante de projeto para projeto mas no seu sentido lato, o promotor é responsável pela comunicação, assessoria mediática (imprensa) e publicidade. É o responsável por fazer chegar a todos, todas as novidades do projeto artístico!
Comunicação
- Em total sintonia com o manager define e produz o plano de comunicação.
- Desenvolve ou encomenda todos os materiais de comunicação alinhados com a imagem da banda, sejam eles cartazes, flyers, etc.
- Faz a gestão e envio das newsletters para os fãs e são responsáveis por garantir que a marca (banda) aparece onde e como deve aparecer.
- Poderá também gerir os canais de comunicação digital da banda.
Assessoria Mediática / Assessoria de imprensa
É responsável pelo total contacto com a imprensa. Este deverá preparar todos os materiais de comunicação necessários – o press kit – e apresentá-lo aos agentes de imprensa.
É crucial que este promotor seja comunicativo ao ponto de criar laços fortes com os jornalistas.
É crucial que este promotor seja comunicativo ao ponto de criar laços fortes com os jornalistas.
Publicidade
Responsável pela definição e implementação do plano de meios para noticiar algo. Isto é, é responsável pela compra de espaços de publicidade nos meios de comunicação (físicos ou digitais) bem como gerir todos anúncios no facebook, youtube ou google.
O Promotor depois de conseguir algumas notícias, opiniões ou críticas nos meios de comunicação social, este coleciona e corta todas as notícias que saíram – o clipping. Este clipping vai ser um argumento importante para o Agente conseguir provar a notoriedade do artista. Falaremos sobre clipping um pouco mais à frente neste blog.
Característica de um bom responsável de comunicação:
- Comunicador nato
- Gosto pela escrita
- Criativo
- Organizado
- Super disponível*
*Ao ler este ponto, o Nuno Chanoca com quem trabalhei na EPK.pt deve estar a rir que nem um perdido. Lembro-me de levar bastante na cabeça por não atender sempre o telemóvel. Uff, aprendi.
Prometo desenvolver cada ponto nos próximos posts!
Siga!