Por favor, grava os teus ensaios!

Grava os teus ensaios

Com os WACK, combinamos rigorosamente todas as semanas pelo menos um ensaio de duas horas. Normalmente temos um dia e hora certos e marcado. Serve tanto para nos conseguirmos organizar como para garantirmos que a sala de ensaios está disponível. Apostamos sempre num domingo à tarde, segunda-feira, terça ou quarta-feira à noite onde normalmente não há concertos. Estes ensaios podem ser de preparação para o nosso próximo concerto, de criação de novas músicas ou simplesmente para curtirmos todos juntos. O objetivo do ensaio deve estar bem delineado ao início para evitar confusões.

Quando estamos a ensaiar é normal que comecemos em jams, apenas a improvisar, à procura de algo ou até mesmo a testar coisas durante o ensaio de uma ou outra música. Aqui, o mais natural é acontecerem coisas óptimas que mais tarde ninguém se vai lembrar. Pequenos drops, novas harmonias, um ritmo diferente, uma passagem alternativa ou apenas aquele acorde que te faz tremer a orelhinha são os motivos principais que te fazem arrepender de não teres gravado o teu ensaio.
Hoje em dia já não há desculpas para que isto aconteça. Com os WACK já utilizámos um telemóvel, uma câmara de filmar, um tablet e até um computador no meio da sala. Verifica também se o próprio estúdio não te consegue oferecer essa opção.
Garante que tens espaço de armazenamento suficiente para gravar os teus ensaios.


Lembra-te que a ideia não é ter uma super gravação mas sim para apenas registar possíveis ideias que possam surgir.


Após os ensaios, é fundamental que exista um acompanhamento desta gravação. Deve-se ouvir a gravação com atenção e selecionar qualquer ponto que possas achar interessante desenvolver. O meu conselho é partilhar entre todos esta gravação para que possam ir ouvindo e trabalhando nas novas ideias em casa.

Bons ensaios malta.

Siga!

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency