Como potenciar os lives no instagram ou facebook?

Depois de escrever Deve um artista fazer lives no instagram? decidi reunir alguns tópicos sobre como pode um artista potenciar os seus directos no instagram, facebook ou outra rede social.


Boas práticas para lives no instagram

Onde?

Penso que primeiro é preciso entender que cada plataforma tem as suas especificações. Por exemplo, o instagram utiliza com exímia eficácia os argumentos de exclusividade e urgência pois no máximo, o live ficará disponível durante 24h, isto se o artista quiser. Já o facebook deixa o live disponível por definição para sempre.

Quando?

Aumenta ao máximo o impacto que este live terá. Potencia comunicando o live como um espetáculo ao vivo.

Qualidade

Ainda que o live poderá não fica para sempre, não convém menosprezares a qualidade de imagem, luz e som do live. Este não deixa de ser um conteúdo que estás a promover ou uma presença do artista.

Promoção

Existem duas formas de encarar um live. Podemos ver como algo que é um happening, isto é, um evento único ou então algo que pretende ser regular.

Planeia o que vais querer fazer

Planeia o que vais querer mostrar ou fazer durante o live. Vai ser um mini concerto? Uma sessão de perguntas e respostas? Um ensaio? A experiência mostra que os lives não devem ter mais do que 30 minutos sobre pena de perder a atenção dos espectadores.

Estimula o relacionamento

É isso que uma rede social é. A força que uma rede social tem em relação à televisão é sem dúvida o facto de não ser unidirecional mas sim um espaço onde podes entrar em contacto directo com os teus fãs/ídolos. Aproveita isto para gerares relacionamento, fazendo questões e respondendo aos teus fãs.

Músicas novas ou exclusivos

Nada como conteúdo exclusivo ou pequenas estreias para deixar o público em completa loucura.

Promoções de merchandising

“No fim deste live e durante 1 hora, todos os nossos CDs / T-Shirts (ou outra coisa qualquer) estão com 30% de desconto no nosso site”. Uma forma rápida de poderes gerar alguns € além de poderes ainda aproveitar para garantir novos inscritos na tua mailling list.

Doações

Porque não criar a possibilidade de receber doações? Dá um objetivo/causa pelo qual serão utilizadas as doações. Esta poderá ser uma causa social ou até mesmo para a gravação do próximo disco/single.

É claro que seria possível encontrar aqui outras dicas para melhorares os teus lives no instagram. Nem todas as novas dicas se aplicam a todos os projetos. Umas terão que ser adaptadas, outras completamente ignoradas e outras talvez adicionadas. Caso tenhas novas ideias, envia-me para joao@tuff.pt de forma a podermos melhorar esta publicação. Até já!

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency