O que é um ensaio de leitura?

Quem começa agora a ter os seus primeiros contactos com o teatro é natural ouvir falar de ensaio de leitura? Mas o que são ensaios de leitura?

Como o nome indica, ensaios de leitura, são ensaios com todo o elenco de um espetáculo de teatro lê pela primeira vez, o texto em conjunto. Normalmente estamos a falar dos primeiros ensaios. Parece algo simples mas acaba por ser bastante importante para a criação do espetáculo.

Os atores colocam-se sentados em círculo ou à volta de uma mesa e leem a voz alta todo o texto, respeitando as personagens, juntamente com o encenador.

Qual a importância do ensaio de leitura?

Além do elenco, a restante equipa como sonoplastas, iluminadores, produtores, entre outros, também poderá estar presente. Mas porquê?

Primeiro, porque é uma oportunidade única que juntamos toda a equipa para falar abertamente, numa fase inicial, do que vai ser o espetáculo.

Depois, porque é nestes ensaios de leitura que se começam a descobrir os caminhos a seguir. Descobrem-se sentimentos, conceitos e texturas. Abrem-se caminhos e desenham-se trajetórias.

É também a primeira oportunidade do encenador ouvir o texto pelos atores pela primeira vez e deixar a porta aberta para a criatividade surgir.

Costumo ouvir dizer que é nestes ensaios que se começa realmente a trocar as palavras pelo sentido delas. Tiram-se ideias, discutem-se visões.

O próprio dramaturgo poderá estar presente nestes ensaios para também ele poder contribuir um pouco mais.

É claro que um ensaio de leitura não dispensa um prévio estudo do texto em casa.

O ator não deve ser surpreendido pelo texto no local mas sim pela magia de o ouvir com toda a equipa. Claro que não o precisa de decorar para o ensaio de leitura, se não, não seria de leitura. No entanto é importante já estar familiarizado com o mesmo para poderem aproveitar ao máximo este ensaio em conjunto.

Espero que tenha ajudado e se for o caso, bom ensaio!

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency