Contrarregra ou Contra-Regra – Quem é quem?

A função de contrarregra, ou contra-regra, é sem dúvida muito ligada ao mundo do teatro. No entanto a sua função também é extremamente necessária noutras áreas mas sobre outro nome.

Inicialmente, o contrarregra era o profissional que trabalha nos bastidores e que é responsável por coordenar as entradas dos atores em cena, bem como todos os elementos necessários à boa realização de um espetáculo. Atualmente, o contrarregra é responsável pela colocação em palco e da sua remoção de elementos cenográficos, adereços, estruturas, entre outros, durante o próprio espetáculo. Todos estes elementos são colocados no local de acordo com a implantação acordada durante os ensaios, pelo encenador.

Por curiosidade, estes objetos podem ter duas designações. Se vêm fazem parte da cena (espaço cénico) são considerados Adereços. Exemplos de adereços são jarras com flores, bancos, etc. Caso esses objetos façam parte de um ator, chamam-se pertences. Exemplo: Pistolas, lenços, entre outros.

Os adereços são produzidos por aderecistas. Muitos contra-regras também criam estes adereços e aí acumulam a função, passando a ser Contra-Regra Aderecista.

O contrarregra terá que conhecer o espetáculo tão bem quanto aos atores, por isso o mesmo acompanha a maior parte dos espetáculos. A sua intervenção, durante o espetáculo, também poderá vir a ser encenada, de forma a passar o máximo despercebida. Tanto que normalmente, o contrarregra está vestido de forma a se camuflar ao máximo com a cenografia do espetáculo.

Muitas vezes, o contra-regra também é responsável por produzir sons nos bastidores do teatro que complementem a sonoplastia.

Existe contrarregra fora do teatro?

A figura de contrarregra é especialmente importante no teatro, dependendo sempre da complexidade do espetáculo. No entanto, esta função é comum a outras áreas culturais.


No cinema, esta função é normalmente, principalmente na área de gestão de pessoas, é assegurada normalmente pelo assistente de realização.


No teatro, esta função poderá ser repartida com o diretor de cena, técnicos de palco, ou até com alguns atores.

Na música, principalmente para coordenar entrada de elementos para o palco como cadeiras, tripés ou outros, essa função pode ser feita pelos Roadies ou técnicos de som de palco ou até por stagehands no changeover entre bandas.

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency