Como marcar concertos no início de carreira?

Como posso marcar concertos no início de carreira? Esta é sem dúvida a pergunta que mais me fazem no dia a dia.

E é uma excelente questão. É claro que quando começamos um projeto musical, um dos nossos grandes objetivos é tocar ao vivo. Então como podemos marcar concertos no início de carreira?

Eu começo por aconselhar a conhecerem bem o vosso projeto. Acho que encontrarão as vossas respostas respondendo primeiro a outras questões.

  • São um projeto de originais ou covers? Se são covers são uma banda de tributo ou algo mais geral?
  • Que outras bandas existem do mesmo estilo? Onde tocam essas bandas?
  • Que espaços achariam que faria sentido levar o vosso tipo de música?
  • De onde é o vosso público maioritariamente? São da “área de residência” do projeto ou de fora?
  • Quanto público consideram que conseguirão atrair até esse concerto?

É importante entender que a maioria dos espaços que podem acolher os vossos espetáculos estão preocupados tanto com qualidade musical como com a quantidade de pessoas que esse projeto pode trazer ao seu espaço.

Vamos lá tentar encontrar formas de marcos os vossos primeiros concertos.

Espetáculos para amigos

Os primeiros espetáculos são como uma versão avançada de ensaios. Então porque não assumir isso? Porque não encontrar um espaço como uma garagem ou armazém onde poderão convidar os amigos mais próximos? Preparem este espetáculo exclusivo para prepararem o vosso espetáculo noutras ocasiões.

Concurso de Bandas

Há dezenas de concursos de bandas espalhadas por todo o país, tanto privados como públicos. Esta pode ser uma excelente oportunidade para terem primeiros concertos bem como para conhecerem outras bandas e projetos artísticos. Muitos até têm alguns prémios interessantes 😛

Bares Locais

Procurem, principalmente na vossa área de residência, quais os locais que costumam receber ou já receberam eventos de música ao vivo. Tentem falar com as pessoas responsáveis e sugerir o vosso evento. Mesmo que não seja para uma sexta-feira ou um sábado. Convidem todos os vossos amigos e fãs e façam uma festa incrível.

Festas Autárquicas

Procurem contactar a Câmara Municipal ou Junta de Freguesia da vossa área de residência e apresentem o vosso projeto. Mostrem disponibilidade para fazerem parte de um próximo evento autárquico.

Espetáculos Online

Claro que não é de todo o que procuramos mas pode ser uma boa abertura. Procurem, por exemplo, criar um Livestream a partir do estúdio/espaço onde ensaiam para todos os vossos seguidores. Assim poderão também criar uma pequena mostra de como podem ser ao vivo para apresentar a futuros promotores.

Ferramentas de Booking

  • Quando falamos em marcar concertos é importante pormos-nos no lugar dos promotores ou responsáveis dos espaços.
  • Que informações têm do vosso projeto?
  • Existem músicas e vídeos com qualidade que mostrem a força do vosso espetáculo?
  • O vosso projeto é adaptável ao espaço?
  • Existem imagens boas para depois efectuarem promoção do evento?
  • Existe uma boa apresentação do projeto com informações da vossa história, estilo e lançamentos?

Se puderem deslocar-se ao espaço para apresentar o vosso projeto será uma mais valia mas nunca deixem de preparar um email com informações sucintas e directas e com todas as ferramentas de booking.

Lembrem-se, ninguém tem a obrigação de apoiar o vosso projeto. Façam crescer o vosso público e certamente tudo correrá da forma como sempre sonharam.

Até breve,

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency