As 3 coisas que precisas de saber iniciares a tua carreira no mundo do espetáculo

Uma carreira no mundo do espetáculo

1) Tu ainda não tens uma carreira.

Do ponto de vista artístico, há um processo de crescimento pelo qual terás de passar com toda a dedicação que o teu “querer” te permitir. Seja qual for a área de atuação, com muito ou pouco “talento”, o processo é sempre mais forte do que o fim.

Tenta, arrisca, faz, erra, chora, experimenta, ri, explora, muda e repete tudo isto por 1000 vezes. Esta é a tua carreira.

 

2) Vai apetecer-te desistir várias vezes, por semana.

Não será um caminho fácil. Terás vários espetáculos vazios ou apenas com amigos. Muitos dos teus amigos nem sequer vão aparecer. Os posts nas redes sociais não vão ter sempre o mesmo impacto. Vais gastar muito dinheiro e ganhar quase nenhum. Vais fazer coisas que nem tu gostas.
Muitos vão dizer-te que não chegarás onde queres.
Outros dizem-te que há outros caminhos que poderás seguir.
Dizem que não podes fazer carreira no mundo do espetáculo.

Vai apetecer-te desistir, mas não vai dar, não vais conseguir. Há sempre algo mais forte que te vai deixar irrequieto. A vontade de criar não te largará o corpo. Há algo em nós que só nós sabemos e que ninguém sentirá como já sentimos.

3) Será a melhor experiência da tua vida.

Quando disse à minha mãe que queria seguir algo relacionado com o mundo do espetáculo, ela disse-me logo “tu é que sabes”. Bem, na verdade não sabia. Nem tão pouco imaginava que viver neste mundo poderia trazer alegrias tão fortes como dissabores.
Conhecerás pessoas espetaculares, com uma força de vontade que nunca sonhaste poder existir. Viverás histórias que a maioria nunca terá a oportunidade de viver. Mudarás o mundo a cada passo que deres e a cima de tudo, cada gargalhada, no fim, será mais forte que cada lágrima.
Acabo este artigo com uma frase que oiço desde pequeno e que o mundo do espetáculo me fez entender. “Se não der nesta, vamos noutra”.
Siga!

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency