Qual é a diferença entre UPC e ISRC?

É muito comum que se faça confusão entre os códigos UPC e ISRC. No mundo da distribuição de músicas são dois códigos muito importantes e que farão a diferença.

Vamos ver com algum detalhe cada um dos pontos de forma a entendermos.

ISRC

ISRC significa International Standard Recording Code (Código standard internacional para gravações, tradução livre). Trata-se de um código de 12 caracteres que funcionam como uma impressão digital para cada música. Este código não poderá ser ultrapassado e acompanhará a sua música para sempre na metadata de cada ficheiro, independentemente da sua distribuição.

Este código é importantíssimo para que a tua música possa ser identificada facilmente em qualquer meio (serviços de streaming, lojas online, youtube, rádios, TVs, entre outros. Assim, a entidade responsável pela tua distribuição digital deverá entregar-te o código

Importante: Se estiveres a colocar a tua música no youtube, é obrigatório colocares num dos campos da rentabilização o código ISRC da tua música. Assim, facilitarás que o dinheiro dessa utilização seja colectado em teu benefício bem como evitarás receber um “claim” de propriedade por parte da distribuidora digital.

UPC

Já o UPC significa Universal Product Code. UPC é uma espécie de código de barras para um produto. Poderá ser aplicado a um single, um EP ou um álbum. É bastante comum encontrares esse código na contracapa dos discos e é utilizado para controlar as vendas de determinado produto.

De forma geral, poderemos ver que o UPC e ISRC são dois códigos distintos mas que no fundo têm uma missão muito semelhante. A sua missão é a de controlar a utilização (seja stream, venda, etc) do teu produto nas mais diversas plataformas.

Ficaste com dúvidas sobre esta diferença entre o UPC e ISRC e qual o seu impacto? Escreve-me para joao@tuff.pt as tuas questões para que te possamos ajudar.

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency