Não nos dão tempo para sound check, e agora?

367
WACK sem tempo para sound check

Não nos dão tempo para sound check ! E agora?

O tempo para sound check (ou teste de som) é algo que a maioria dos músicos valoriza bastante. No entanto, em alguns festivais, pelo número exorbitante de bandas em palco naquela noite, é logisticamente impossível ter tempo para sound check para todos.
No entanto o festival, procura sempre compensar esta falta de tempo com mais recursos humanos e técnicos que ajudam a descomplicar este passo. Mais stage hands, mais técnicos de som no palco para ajudar as montagens, torna, tudo mais fácil. Além de que a possibilidade de montar quase todos os instrumentos numa zona técnica antes de entrarem para o palco, salva-nos muito tempo
Lembro-me da primeira vez que me aconteceu. Foi de facto algo que me surpreendeu e na verdade, nem soube bem como reagir. Depois de falar com a banda, aceitamos o desafio é tudo correu pelo melhor.
Um passo importante é tanto um técnico de som de frente como o de palco conhecerem bem as mesas e se possível, levar uma sessão já montada para permitir apenas pequenos ajustes.
Apesar de não existir tempo para o sound check do teu projeto, foram feitos alguns testes de som antes bem como já sabemos que o sistema PA está calibrado. Estará sempre um técnico de som de frente responsável que poderá ajudar o teu técnico a ser mais eficiente.

Line Check

Além de que, apesar de não haver sound check, está por certo planeado um “line check”. Neste line check vamos garantir que tudo está ligado e com sinal “limpo”. Vamos garantir que o ondas as munições estão a funcionar corretamente. Pequenos ajustes no som de monição são normais até em concertos onde há tempo para o sound check.
Ps: escrevi este texto no meu iPad enquanto viajava para um espetáculo dos WACK. É possível que contenha erros. Se encontrares um, ajuda-me a corrigir. Envia-me um mail para joao@tuff.pt