Técnico de Iluminação

51
WACK sem tempo para sound check

Já tivemos a oportunidade de ver o que é um desenhador de luz e neste artigo quero mostrar-vos o papel do técnico de iluminação.

O técnico de iluminação é o profissional que monta, desmonta e opera um espetáculo no registo de iluminação. Muitas vezes, o próprio técnico de iluminação é também quem assina o desenho de luz, isto é, é o desenhador de luz.

Este profissional, não terá de ter obrigatoriamente conhecimentos de electricidade no entanto, deverá entender o seu funcionamento de A a Z e poderá ser responsável pela manutenção do equipamento.

O técnico de luz (ou iluminação) coordena toda a iluminação através da mesa de luz. Antes do espetáculo, assim como é feito um teste de som também é feito um teste e montagem de iluminação. Aqui serão gravados os efeitos principais de luz e a criação de vários momentos de luz para optimizar e facilitar a operação.

Muitas vezes, em espetáculos ao ar livre, há uma dificuldade acrescida para o técnico de iluminação. O facto do espetáculo ser montado durante o dia, torna quase impossível uma afinação perfeita da iluminação convencional.

Quanto a luz, existem dois grandes tipos de iluminação.

A iluminação convencional onde cada projetor funciona como um mega candeeiro tradicional de casa onde apenas controlamos a sua intensidade.

A iluminação não convencional / robótica. Com esta iluminação, os projetores são controlados na sua totalidade, podendo controlar movimento, tipo de iluminação, cor,  intensidade, entre outros.

Hoje em dia, as duas iluminações misturam-se tanto em ambientes mais clássicos como teatro convencional como também em ambientes de música ao ar livre. Um festival de música é também conhecido como um grande festival de luz e cor.