Os 11 conselhos básicos para o sucesso da tua relação com a imprensa

303
O sucesso da tua relação com a imprensa

Os 11 conselhos básicos para o sucesso da tua relação com a imprensa

Neste artigo, quero trazer-vos algumas dicas de como podes melhorar de imediato a tua relação com a imprensa. Com apenas 11 pontos, poderás aumentar drasticamente a tua taxa de resposta e número de publicações

  1. Escreve um bom título que capte a atenção. Os jornalistas são bombardeados diariamente com centenas de press releases e não têm tempo para ler todos.
  2. Coloca as palavras-chave do teu comunicado em BOLD.
  3. É sempre bom relembrar que os jornalistas são pessoas. Como pessoas, as relações entre pessoas criam-se através de confiança. Procura manter uma lista de jornalistas mais chegados, aos quais garantes sempre a melhor informação, quase em regime de exclusividade. Estes jornalistas funcionam como aliados do nosso projecto
  4. Tenta estudar os perfis do veículo (meio de comunicação) e do jornalista que vão receber o release, isso ajuda a saber que linguagem e tom dar ao texto.
  5. Os press releases devem ser curtos (entre 1200 a 1800 caracteres) e devem possuir espaço nas margens para notas redactoriais.
  6. Utilizar frases curtas e anunciar apenas o que é realmente importante
  7. Não começar os parágrafos por verbos.
  8. Utilizar o tempo presente (a não ser que estejas a anunciar um evento futuro, claro)
  9. Evitar usar linguagem muito técnica
  10. NUNCA introduzir notícias falsas ou factos não confirmados.
  11. Cria uma relação com o jornalista mostrando a disponibilidade do artista para entrevistas, oferencendo bilhetes, o teu novo disco ou outro brinde que consideres importante.

 

Tens mais algum conselho que aches vital? Partilha-o comigo através de info@joaopaiva.pt