StageHand – Quem é Quem?

671
Stagehand - Quem é quem?

Stagehand, uma figura tão importante e por vezes pouco valorizada no mundo do espetáculo. O Stagehand (ou stage hand) é a pessoa que trabalha no backstage e presta apoio nos load in e load out (descargas para e do palco – também poderão ser chamados Loaders neste caso) e também em todas as montagens de cenários, luzes, som, efeitos especiais, etc.

Os stagehand são indispensáveis em produções como festivais e grandes salas de espetáculo mas são muito raros em pequenas produções. Normalmente as próprias bandas e alguns técnicos contratados ajudam nestas questões quando o espetáculo não tem esta exigência.

São pessoas técnicos polivalentes e com conhecimentos em várias áreas.

Além da música, os stagehands são também bastante comuns na indústria do cinema, televisão e teatro.

Uma história caricata sobre stagehand

 

Este ano levámos os WACK ao NOS Alive. Os WACK, como sabem se acompanham este blog, são um dos projetos que agenciamos e fazemos gestão de carreira na tuff. Normalmente em todos os concertos que vamos apanhando em vilas, festas e clubs, não existem stagehands. Todo o material é descarregado pela banda. No máximo encontramos um ou outro técnico de palco bem disposto que nos ajuda a trazer tudo para o palco.

No NOS Alive encontramos os já históricos Tapada Crew que estavam a trabalhar como Stagehands. Quando estacionámos a carrinha para descarregar perto do palco e todos os WACK estavam prontos para descarregar como é normal aconteceu algo caricato. Eram 6 stagehand que chegaram de imediato junto da carrinha e posso-vos dizer que em pouco mais de um minuto tínhamos a carrinha toda descarregada e o material organizado na área técnica pronto a ser montado. Um bem haja, mais uma vez!

Ficaste com alguma dúvida? Tens outra função que gostasses de ver esclarecida? Escreve-me para que te possa ajudar para joao@tuff.pt

Não percas toda a rúbrica do Quem é Quem. Vê também outros artigos:

Sabe mais sobre a função de um Roadie 

Sabe mais sobre a função de um produtor de eventos

Sabe mais sobre a função de um agente

Até já!