Roadie – Quem é Quem?

Qual é o papel do Roadie no mundo do espetáculo?

Se tens uma banda, por certo já ouviste falar em Roadie.

Roadie é um técnico responsável que acompanha uma banda para todos os espetáculos. Apoia ou substitui os músicos nas montagens e desmontagens do espetáculo, garantindo que fica tudo tecnicamente bem ligado e como os músicos gostam.

Juntamente com o Road Manager garante que o rider técnico está 100% conforme acordado.
Entre outras coisas, o Roadie é responsável por:
  • Descarregar e carregar a carrinha com o material.
  • Montagem de todos os equipamentos no palco
  • Garantir que o stage plot é seguido à risca
  • Apoiar as montagens, afinações e programação da iluminação do espetáculo
  • Apoiar as montagens de cenografia.(caso exista)
  • Coordenar as ligações de vídeos. (caso exista)
  • Afinar instrumentos.
Durante o espetáculo, é também está disponível para qualquer eventualidade ou problema em cima de palco. Estará sempre em contacto com os técnicos de som de frente, som de palco, iluminação e vídeo para que possa resolver de imediato possíveis problemas.
Os Rodies poderão ainda ser especializados por tipo de instrumento. Isto é, cada banda, dependendo da sua dimensão, poderá ter um Guitar Tech , um roadie especializados em guitarras, ou por exemplo um drum tech, um roadie dedicado à bateria.

Para ser Roadie é necessário um conhecimento transversal dos meios técnicos e de música. Aliás, por experiência própria, muitos dos roadies que conheço, tocam melhor que os artistas que acompanham. 😛

A ShowTime, produtora americana, está a desenvolver uma série sobre esta função. Vê já o trailler: https://www.youtube.com/watch?v=1WnLeNWBoMU

Até já,

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency