Road Manager – Quem é Quem?

3662

Road Manager

O Road Manager é o profissional que garante que tudo corre bem enquanto o artista está na estrada. As suas funções podem variar bastante de acordo com as necessidades e com a dimensão da comitiva.

Normalmente, em projetos de teatro mais pequenos esta função é adjudicada ao produtor executivo ou ao encenador. Em bandas mais pequenas, este papel é quase sempre do Manager ou em caso de não existir, de um dos músicos.

Entre outras funções o Road Manager é responsável por:

 

1) Preparar o Road Book

O Road Book é um documento que reúne todas as informações sobre o concerto desde os locais, horários de partida, do espetáculo, das montagens ou soundcheck, desmontagens, estadias, e horários de viagens depois do show.

 

2) Viagens

É responsável por marcar viagens de avião, autocarro ou comboio, alugar carrinhas ou carros, contratar condutores. É quem marca todos os horários e garante que todos os horários são cumpridos.

 

3) Estadias

Trata de tudo o que tiver relacionado com o alojamento dos artistas. Faz a reserva nos hotéis, pensões, entre outros (em parceria com o promotor do evento). Faz a distribuição dos quartos consoante a sua disponibilidade, encontra sempre a solução mais em conta. O Road Manager muitas vezes é quem tem que pressionar os artistas para que tudo corra dentro do horário estipulado.

 

Dica: Normalmente, eu enquanto road manager gosto de garantir o late check out e o pequeno almoço no quarto para os artistas para quando temos um concerto mais tardio. Quando negociados à partida estes podem até não ter um custo acrescido.

 

4) Lidar com imprensa

Enquanto estás na estrada, uma das coisas que as bandas devem procurar é aproveitar a sua deslocação para chegar à imprensa local. O Road Manager será responsável por esta ligação entre a agenda dos artistas com a disponibilidade da comunicação social.

 

5) Cachets

Na ausência do agente, o Road Manager é quem lida com os produtores/promotores do espetáculo e recebe o cachet antes do início do espetáculo.  Faz também os devidos pagamentos aos técnicos/artistas contratados.

 

6) Refeições

À partida, todas as refeições estão já negociadas pelo agente no processo de contratação do espetáculo mas, por vezes, é importante garantir que as refeições são as que foram acordadas, que nenhum dos pratos possui alimentos a que os músicos sejam alérgicos. Por experiência própria, digo-vos que também deverá ser negociado alguma refeição para depois do show ou então ter essa salvaguarda e levar “de casa”.

 

7) Em palco

Em palco, o Road Manager garante que todo o rider técnico e hospitaleiro é cumprido. Faz a ligação entre os músicos / companhia e os técnicos ou roadies e faz a toda a gestão de forma a que os horários de sound check e de espetáculo sejam cumpridos.Poderá também ser responsável por coordenar as equipas de fotografia e vídeo que tenham sido contratadas pelo artista. O Road Manager é também a figura que gere a venda dos produtos de merchandising quando não existe mais alguém relacionado com o mesmo.

Esta é sem dúvida uma função com o qual me identifico bastante e que já assumi dezenas de vezes tanto no mundo do teatro como no mundo da música. É uma profissão que requer imensa disciplina mas a cima de tudo, planeamento!

 

Preparado/a para seres um road manager? Fica atento/a ao blog porque conto esmiuçar cada um destes pontos, dando vários exemplos e entrevistando verdadeiros Road Managers!

 

Siga!