Os 5 passos para a gravação de uma música

Os 5 passos para a gravação de uma música

Hoje decidi escrever sobre todos os passos para a gravação de uma música. Uma música profissional até estar pronta para ser ouvida pelos fãs de qualquer projeto passa por vários passos.

1) Composição

Há tantas formas de criar uma música que não quero perder muito tempo sobre este assunto. Deixo aqui uma nota essencial sobre a importância de ensaiares muito antes de ir gravar. Costuma-se dizer que a “prática leva à perfeição” e isso passa para a música. Quanto mais ensaiares mais facilmente detectarás oportunidades de melhoria da tua música e terás tempo para a alterar antes da gravação.

2) Captação

A captação é o ponto crítico neste processo. Ainda que hoje o equipamento profissional esteja acessível “ao comum mortal”, qualquer música que ambicione ser profissional, deve ser captada por profissionais em ambientes adequados. Para a captação de qual instrumentos há diversos fatores que influenciam: a sala onde o mesmo é gravado, o material que é utilizado para a gravação, a forma e o local onde os microfones são colocados mas também a preparação do músico que está a gravar.

3) Edição

Ninguém é perfeito. Todas as gravações têm sempre pequenos erros que podem ser editados de forma a que fique exactamente como nós queremos. O processo de edição é moroso mas fará toda a diferença no . Neste processo, o engenheiro de som (ou até o músico) irá acertar a tal tarola fora do sítio, cortar a respiração do vocalista ou até cortar alguns instrumentos em certa parte da música para conseguir o melhor resultado possível.

4) Mistura

Depois da gravação e edição, temos várias pistas separadas por cada instrumento. A mistura trabalhará cada gravação individual  forma a que se crie um ficheiro stereo definido e equilibrado. Sabe mais sobre o processo de mistura em estúdio no nosso artigo sobre mistura.

5) Masterização

A masterização irá dar o toque final à música preparando o tema para ser ouvido em qualquer ambiente. Sabe mais sobre masterização no nosso artigo sobre masterização.

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency