O que podemos esperar de 2017?

O que podemos esperar de 2017?

O que esperar de 2017? Este poderá ser o ano em que a tua carreira vai ganhar asas ou que simplesmente vais largar tudo.
Não é fácil ser artista nem trabalhar no mundo do espetáculo. É uma área e muita paixão e dedicação e muitos investem vidas inteiras sem conseguir fazer disto vida. Porém, o nosso objetivo é viver do espetáculo e por isso 2017 é uma janela aberta para conseguirmos tudo o que queremos.

 

Mas agora a sério, o que podemos esperar de 2017?

Passámos os últimos 10 anos com uma grave repressão económica que afectou a cultura em Portugal. As pessoas deixaram de ir ver concertos, os teatros e os museus estão vazios e o cinema já não parece o mesmo. Terá sido pela falta de qualidade? Não, antes pelo contrário. Esta contração que todos sentimos obrigou a indústria (se é que podemos chamar de indústria) a mexer-se e a adaptar-se.
Vi 2016 como uma luz ao fundo do túnel. Tudo está a mudar e para melhor. A economia não melhorou assim tão significativamente de forma a que as famílias voltassem a ter dinheiro, então o que mudou? Mudou o mindset. O lado social da vida voltou a ganhar cor e ficar em casa é coisa do passado.
Estamos numa época em que as pessoas procuram sair e ver coisas novas. Estamos numa época em que os festivais começam a esgotar e as grandes bandas estão “sold out” a quase dois meses da data do concerto. Numa época em que pequenas bandas enchem casas sem precisar de gastar balúrdios em promoção. Onde as companhias de teatro entenderam que não podem viver só dos subsídios e estão atrás do sonho e estão a conseguir.
Estamos numa época em que se começam a ver frutos do trabalho que se tem feito ao longo dos últimos anos.
Em 2017 só poderei esperar uma coisa: ainda mais de mim. Faz o mesmo.
Bom ano pessoal!

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency