Músico de sessão

210

Ser músico de sessão é já uma opção de rendimento para muitos músicos. Já sabemos que os espetáculos ao vivo pagam a maioria das contas mas e se não quiseres tocar ao vivo? O que podes fazer? Compor? Sim, gravar também.

O que é um músico de sessão?

Um músico de sessão é um músico que tem uma vasta experiência em estúdio e que é contratado para gravar determinada música (ou músicas) em estúdio para algum artista que poderá nem ter relacionamento.

Em estúdios de gravação, tempo é literalmente dinheiro. Estás a pagar à hora e qualquer falta de ensaio e repetição de takes desnecessária faz-te perder dinheiro.

O músico de sessão além de trazer toda a sua experiência e garantir uma boa gravação com bom som, também te fazer poupar dinheiro.

Cada músico de sessão poderá trabalhar directamente com produtores musicais ou com estúdios de gravação e ser contratado dependendo do seu estilo, groove e/ou estilo habitual.

Vamos imaginar vários cenários práticos.

Cenário 1)

Um autor que compôs a sua musica para guitarra e voz mas que gostaria de adicionar uma bateria e um baixo. Para isto não terá que aprender a tocar os instrumentos, pode simplesmente contratar músicos de sessão profissionais que gravarão o tema.

Cenário 2)

Um autor compôs a sua música para guitarra e voz mas tecnicamente não é um bom guitarrista. Este pode contratar um guitarrista profissional para o fazer por si. Quando digo um autor, poderá ser mesmo uma banda completa que não é experiente o suficiente.

Cenário 3)

O produtor A é contratado para compor uma música para determinado artista ou banda. Este compõe tudo mas posteriormente contrata. Falo disto por experiência própria. Nos estúdios tuff, temos tido a oportunidade de compor vários temas para muitos cantores “chave na mão”. Digo chave na mão pois incluí a composição, escrita de letras, gravação, mistura e masterização.

E o que significa “sessão”?

Chama-se sessão a um determinado tempo pelo qual cada músico é contratado para gravar em estúdio. Cada sessão poderá ter um determinado número de horas de gravação estipulado ou número de temas a gravar. O valor é determinado consoante estes dois parâmetros combinados.