A importância de ter um site

1516
As vantagens de ter um site
Hoje quero falar-vos da importância de ter um site para o teu projeto artístico. Numa era onde toda a gente se parece focado em gerir e aumentar seguidores nas redes sociais, parece haver um desconforto quanto a este assunto. Este foi um dos tópicos levantados nas sessões MusicNotes no WebSummit 2017 em Lisboa.
Quem já não viu o facebook mais forte?  “Todos os dias” surgem novas redes sociais que ameaçam o domínio das já existentes. Relembro-me por exemplo de quando o facebook começou e o Myspace era o local mais procurado pelos artistas. Quem tem Myspace agora? Qual a banda que agora não tem mais receptividade e feedback do público no instagram do que no facebook? Pois é, os tempos vão mudando e as redes sociais também. O centro da aposta de muitas bandas, companhias de teatro e até alguns festivais de música tem sido apenas o desenvolvimento das suas redes sociais. Não digo que é errado apostar no desenvolvimento das redes sociais mas é certamente um passo em falso não apostar em algo que não dependa de nós.
Ter um site de um projeto atinge várias missões críticas para uma carreira sustentável de um projeto. Já vimos que as redes sociais vão mudando, aparecendo e desaparecendo com alguma regularidade mas os websites não. Os websites além de serem ambientes 100% controlados por nós, são também de tão fácil ou rápido acesso como qualquer rede social. Um website não irá substituir uma rede social mas reunirá outras vantagens únicas e cruciais.

As 6 principais vantagens de ter um site

1) Mailing List

Para mim, a mais importante de todas. Ter uma porta aberta e directa de comunicação com o teu fã/seguidor/cliente é sem dúvida um diamante em bruto. Uma boa comunicação, regular, ponderada e certeira foi, desde sempre, o factor de sucesso para qualquer negócio. O Mundo do Espetáculo não será excepção. Qualquer website bem construído fará com que seja fácil e concretizável esta recolha de emails e outras informações dos nossos fãs permitindo comunicar facilmente e de forma segmentada novos produtos de merchandising, novos espetáculos, videos etc.
Já agora, já subscreveste a nossa mailing list para receber todas as novidades d’”O Mundo do Espetáculo”? Inscreve-te já no rodapé desta página.

2) Loja online

A venda de merchandising como já vimos é sem dúvida uma forma única de rendimento atual para todos os projetos artísticos. No teu website poderás criar a tua própria estratégia para que os teus fãs/seguidores possam comprar todos os teus produtos facilmente e em poucos cliques.

3) Estatísticas

Com um website terás acesso a inúmeras estatísticas e outras informações que serão bastante úteis para consolidares a tua estratégia de comunicação. Por exemplo, vais entender facilmente de onde vem o teu público, que tipo de conteúdo procura mais, onde investe mais tempo a ler, etc. Assim poderás investir no sítio certo à hora certa

4) Toda a informação

Num website é possível colocar toda a informação que pretendes da forma como pretendes sem estar limitado a moldes ou secções pré existentes. Por exemplo, com os WACK, criámos uma página específica no site http://www.wack.pt/eusouwack/ onde os nossos seguidores colocavam um código que adquiriam nos nossos concertos para poder descarregar os últimos trabalhos.

5) Encontrável

Quantas vezes já procuraste pelo nome da tua banda no google e não encontras nada? Pois é, ter um site bem trabalhado irá permitir-te estar nas primeiras pesquisas e encaminhar os teus seguidores para os conteúdos que mais ter interessam que eles vejam.

6) Publicidade

Já alguma vez sentiste que uma marca te “perseguia”? Onde que quer ias na internet, tinhas uma publicidade de um produto que andavas a ponderar comprar? Nada foi por acaso. Técnicas de promoção e publicidade de “remarketing” permitem-te anunciar especificamente para quem já mostrou interesse num disco ou peça de merchandising teu e não comprou.
Há vários anos que defendo isto e desenvolvo vários websites em parceria com a empresa Webtuga. Na Webtuga poderás adquirir o teu domínio (www.nomedatuabanda.com) e o espaço de alojamento online onde vais colocar o teu site. Acede já a preços exclusivos do nosso parceiro através do site www.webtuga.pt