A importância de uma equipa no Mundo do Espetáculo

A importância de uma equipa

Há um só motivo para escrever este post – ensinar-te a importância de uma equipa. Para quem acha que um projecto musical são apenas os músicos, esta é uma boa oportunidade para abrir horizontes.

 

Há muitos anos se fala sobre “a máquina” por de trás dos artistas. Essa máquina existe e tem nomes.

 

Ao longo da minha vida enquanto produtor de espetáculos, tenho acompanhado a importância de uma equipa para o sucesso de vários projectos artísticos. Com isto apenas te deixo um conselho: constrói a tua equipa.

 

Esta equipa irá ajudar-te a atingir os teus objectivos e fará com que todos ganhem com ela. Lembra-te que a tua qualidade artística é apenas uma parte do sucesso do teu projecto artístico.

 

Podemos dividir esta equipa ainda em 3 grandes blocos.
 

Equipa de Promoção

 

Realizador / Câmara  / Editor

Escolhi começar com o realizador / câmara / Editor porque os conteúdos video são neste momento o centro de toda a comunicação e o mais procurado. Desde videoclipes, video reportagem dos teus concertos, vídeos promocionais, tudo vale para melhorar a tua promoção. Ter alguém que te acompanha, regista todos os momentos e os edita posteriormente para promoção do projecto.
Um caso prático – os HMB. Se repararem os HMB trabalha regularmente sempre com o Hugo Moura que já fez vários clipes e dezenas de videos report de concertos.


Fotógrafo

Escusado será classificar a importância de um bom fotógrafo. Tanto para imagens oficiais da banda com para fotografar concertos, as fotografias além de serem material viral, são também grandes argumentos de negociação para concertos em live act. Com WACK


Copywriter

Alguém que te vai ajuda a escrever tudo sobre o projecto, desde a materiais promocionais do próximo disco.

Promotor

Já falámos neste blog sobre qual o papel de um promotor (ou relações públicas). Este promotor vai ajudar-te a chegar a cada vez mais público, divulgando todo o teu trabalho


Responsável de Redes Sociais

Quem pensa que atualizar as redes sociais é algo simples e sem ciência, está errado. De facto,

 

Equipa de Gestão

Agente

Um bom agente é sempre sinónimo de €. O agente é o comercial da tua banda e vai ajudar-te de formas que nem vais imaginar. Sabe mais sobre o papel do agente aqui.


Manager

O Manager é o coordenador executivo do teu projeto. O “Pai” como lhe costumo chamar é sem dúvida uma figura indispensável. Sabe mais sobre o papel do manager aqui.


Merchindising Manager

Se acreditas, como eu, que o merchandising poderá ser uma excelente fonte de receitas para qualquer projeto, tens de ter alguém responsável por isso. Ok, já não se vende CD’s (ou não, depende) mas existe uma panóplia de possibilidades de venda de produtos relacionados com a banda para serem vendidos. Esta pessoa vai ajudar-te a fazer dinheiro em troca de uma % de cada venda.


Road Manager

O papel do road manager já foi discutido neste blog e todos concordamos a sua vantagem, certo?


Contabilista

O monstro dos recibos verdes ou da contabilidade organizada, a segurança social, o IRS, o IVA, as contas a prestar aos promotores locais. AIII! Se o objectivo é viver da música, então procura alguém que te ajude a fazer, sem dores de cabeça. Um bom contabilista vai poder aconselhar-te sobre como poderás ter a tua vida financeira em ordem e sem chatices. Vamos lá fazer dinheiro rapazes!

 

Equipa Técnica


Técnico de Som

Nada te deixará mais confortável do que um técnico de som que conheça bem o teu projecto e que possa em todos os espetáculos por a soar exactamente como queres. Não digo que os técnicos de som “da casa” que estão a acompanhar as salas, festivais e outros espaços, não sejam bons mas não conhecem o teu espetáculo. Um bom técnico de som acompanha um ou outro ensaio, faz testes, escolhe o melhor material, ajuda-te a melhorares o teu som de concerto para concerto.


Técnico de Luz

Este é um ponto especial para mim. Já trabalhei como técnico de luz / desenhador de luz tanto para música e para teatro e só irás conseguir entender a importância de um bom responsável de iluminação quando realmente tens um. Alguém que conhece o teu espetáculo, que saiba as dinâmicas, que entenda o que querem transmitir, é quase uma diferença tão grande entre dares um espetáculo e teres ires dar um concerto.


Técnico de Vídeo / VJ

Quando comecei a trabalhei no mundo do espetáculo, ter um VJ ou um técnico de vídeo era “o futuro”. Agora já não é. Quase todas as salas de espetáculo e festivais estão equipados com grandes ecrãs que te permitem dar um componente visual extremamente apelativo às tuas atuações.


Roadie

Sinto que o papel do roadie passa muitas vezes ao lado nos espetáculos. Um roadie é o teu braço esquerdo em cima do palco (se o técnico de som for o direito). É quem te vai salva de várias situações e é um olho ativo sobre tudo o que se passa em cima de palco e se pode melhorar. Sabe aqui qual o papel do Roadie no mundo do espetáculo.

 

Equipa Técnica / Criativa


Designer

Uma banda é um produto, certo? Não para todos mas do ponto vista de quem quer viver da música, a banda é o produto que os artistas têm para vender. Esse produto terá de ter uma identidade e será o designer que te vai ajudar a criar. Além da imagem da banda, irá ajudar-te a criar tudo o resto em concordância como os materiais para o site, para venda de espetáculos, redes sociais, materiais merchandising, etc. Dá para ver a sua necessidade, certo?


Produtor Musical

Um ouvido experiente que te vai guiar e ajudar a fazer mais da tua música. Parece-te bem não é? Sabe tudo sobre a importância de um produtor musical aqui.
É claro que estamos a ver uma situação ideal e que numa fase inicial será praticamente impossível teres logo esta equipa ou teres forma de a ter (€). No entanto, fará parte do teu crescimento enquanto projeto artístico  e verás muito mais resultados.

 

Não terá de haver uma pessoa para cada função, muitas funções podem ser acumuladas por algumas pessoas.

 

O que há a reter é a esta desapercebida importância de uma equipa para o sucesso de projecto musical para conseguires viver da música.

Tens algo que consideras importante acrescentar a este post? Ajuda-me a melhorar este texto através de info@joaopaiva.pt ! Obrigado!

Siga!

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency