9 dicas para o teu espetáculo ser um sucesso

9 dicas para o teu espetáculo ser um sucesso

1) Ensaiar, ensaiar, ensaiar.

É crucial que para o teu espetáculo ser um sucesso esteja mais do que preparado. O detalhe vai fazer a diferença e cada segundo em cima do palco faz parte do espetáculo e estará sobre olhar atento de todo o público.

Dica: Tenta fazer alguns ensaios assistidos com amigos e conhecidos teus. No fim, tenta recolher algum feedback crítico quanto ao que assistiram de forma a melhorares o teu show!

2) Ver espetáculos de outros projetos

Ver outros espetáculos, mesmo de outras disciplinas (teatro, música, dança, entre outras) irá abrir-te horizontes e fará com que olhes para o teu espetáculo de outra forma.

3) Preparar um road book com cuidado.

Tudo o que menos queremos é ter uma viagem atribulada, cheia de percalços e problemas. Criar um road book com cuidado irá minimizar este risco. Um road book é um documento que reúne todas as informações importantes sobre a viagem e o espetáculo normalmente criado pelo road manager.

4) Criar uma lista de material para o espetáculo.

“Então Zé, não trouxeste o jack para a guitarra?” ou “ninguém trouxe as t-shirts para vender?”. Estas e outras tantas frases ninguém quer ouvir no momento da ação. O meu conselho é criar uma checklist de todo o material que necessitas que vá contigo para a estrada. Quando estiveres a arrumar tudo na carrinha vai “checkando” todos os itens à medida que os arrumas. No fim tenta rever se não faltou mesmo nada. O mesmo se aplica nas desmontagens do espetáculo para que nada fique perdido na sala de espetáculo.

5) Marca todo o teu material

Este ponto é crucial principalmente na música. É normal quando vais atuar, partilhares o palco com outras bandas. Para evitar que alguém pegue por engano o que é teu, eu aconselho vivamente a marcar todo o material. Sim todo, desde instrumentos ou cases a cabos e extensões. Estas marcas poderão ser etiquetas simples. Devem conter o nome da banda, o nome da pessoa responsável e um número de contacto para caso alguém tenha levado o material por engano, tenha oportunidade de o devolver.

6) Para chegar a horas, basta sair com tempo.

“Estamos um bocadinho atrasados sr. Artur, estamos a 10 minutos daí… acho eu”. Quem já não disse esta frase enquanto falava com o promotor local do espetáculo? Eu já. Com os atrasos, além de stressares os membros da tua banda, estás também a deixar à espera várias outras equipas prejudicando assim a tua relação e o teu espetáculo. Planeia bem o teu tempo e se achas que vais demorar 2 horas a lá chegar, sai 3 horas antes. E se chegares cedo de mais? Vai beber uma cerveja e deixa uma paga para mim.

7) Transporte de sucesso para o espetáculo ser um sucesso

Um dia, ia com os WACK para o Fundão para tocar no Young Summer Festival e para poupar alguns € à organização, decidimos alugar uma carrinha a um amigo nosso, já mais velha, que utilizava para as suas surf trips. Resultado, ficámos parados em plena A1 debaixo dum sol tórrido e mortífero. Nunca mais.

É crucial que penses bem em como te vais transportar para os espetáculo. Deves garantir que o carro tem lugar para todos, para todo o material e que tem em dia todas as revisões. Às vezes, alugar uma carrinha não fica assim tão caro e dá-te outro conforto para a viagem. Se algum dia tiveres alguma dificuldade com isto, liga-me 🙂

8) Preparar um espetáculo e não um concerto.

O público vai pagar não só para te ver mas para assistir ao espetáculo que preparaste para lhes oferecer em troca do valor do bilhete. Odeio ir ver uma banda e sentir que estão apenas a despejar as músicas sem graça nenhuma. Normalmente, só me enganam uma vez.

9) Estar com os fãs depois do espetáculo

Uma coisa que a experiência me tem ensinado é que o contacto directo com o teu público é que cria os fãs e os seguidores. Após os concertos, volta para a sala ou para o exterior de forma a reencontrares o teu público e ouvir o que tem para dizer ou tirares umas fotos. De preferência em frente à banca de merchandising, assim sempre podem incentivar a compra de algum produto.

 

Siga!

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency