5 pontos para escolher um estúdio

252
Ponto Zurca - Escolher um estúdio

Desafiei-me a escrever os 5 pontos a ter em atenção quando estiver a escolher um estúdio de gravação. Estes são sem dúvida, os pontos que tenho em consideração quando vou gravar algo com alguma das bandas da tuff.

Escolher um estúdio de gravação é um processor crucial para o successo de qualquer musica. Estes são os pontos decisivos:

Pessoas

Sem dúvida alguma que a primeira coisa para que olho é para as pessoas com quem vou ter a oportunidade de trabalhar nesse estúdio, principalmente o técnico de som. É claro que para este ser um factor decisivo implica já ter algum conhecimento de mercado. Mesmo sem nenhum conhecimento, podemos sempre ver com quem ja trabalhou ou com quem músico já esteve envolvido.

Caso não encontres essa informação, pergunta!

História

Que projectos já gravaram naquele estúdio? Algum dos projetos é semelhante ao teu projeto? Um bom ponto de partida para escolher um estúdio de gravação é sem dúvida veres onde gravaram projetos que tenham a mesma influência que tu e perguntar-lhes o que acharam.

Localização

Muita gente ignora este ponto como sendo crítico e é óbvio que não é tão importante como os dois pontos a cima. Mas se tiveres que deslocar toda a tua banda para várias sessões num estúdio muito longe do vosso ponto central, talvez encareça a gravação.

Sala de gravação

Que instrumentos tem o teu projeto? O tipo de sonoridade implica salas mais secas ou mais vivas? A bateria é um instrumento crucial no teu projeto? Como soa a bateria no estúdio em questão?

Material

Muitos dos músicos irão dizer que o material é o que diferencia os estúdios e que os torna mais ou menos atractivos. É claro que bom equipamento faz a diferença no entanto hoje em dia, já é possível fazer muito com pouco. Atenção que não disse “o mesmo”, mas sem dúvida que estúdios bem mais “comedidos” apresentam resultados bastante interessantes. Todos os estúdios te vão disponibilizar o seu rider técnico caso peças.

Preço

Aqui está o ponto verdadeiro pelo qual somos obrigados (infelizmente) a regermos a nossa escolha. Temos que estar conscientes de qual é o nosso budget e trabalhar a partir daí. Há estúdios para todos os orçamentos hoje em dia portanto, nada de te lamentares.

 

Quando recebemos alguém que quer conhecer os estúdios de gravação tuff, gostamos sempre de os por à vontade e que nos possam fazer todas as perguntas necessárias. Construir uma boa relação à partida é o segredo para relações futuras.

Escolher um estúdio de gravação não é um bicho de 7 cabeças, no entanto, ja que estás a escolher, escolhe bem!