Como enviar para mistura as pistas de gravação?

169
Mistura

Se estás a gravar um novo projeto, chegará por certo o momento onde terás de enviar para mistura as tuas gravações. Mas como deves enviar? Deverá respeitar alguma ordem? Neste artigo vou mostrar-te um guia de como preprarar as tuas gravações para enviar para mistura.

Preparei este guia para podermos enviar aos nossos clientes nos tuff estúdios e aproveito para copiar para aqui. O link original deste artigo está em: http://tuff.pt/estudio/enviar-para-mistura/

O ponto principal a ter em atenção  é sem dúvida a forma como são organizados os ficheiros de audio. Este guia vai mostrar-te como o deves fazer:

  1. Criar uma pasta onde vais colocar as pistas do tema
  2. Nomear cada ficheiro (nomedotema_vox_1.wav) e mencionar a panorâmica caso relevante (nomedotema_keys_L.wav).
  3. Todas as faixas terão de já estar editadas (tudo no tempo certo, incluíndo segundas vozes) e com faixas limpas (com silêncios em todas as partes onde o músico não está a tocar e fade in e out em todas as faixas cortadas).
  4. Tentem minimizar o número de pistas (ex: colocar toda a voz principal na pista nometotema_voz_principal.wav).
  5. Todas as pistas terão de ser enviadas de preferência não processadas (secas), isto é, sem reverbs, delays, sidechains, compressões, etc).
  6. No caso de teres pistas que tenham algum processo importante como afinadores, simulação de amps ou inversores de polaridade, envia também a pista com essa informação.

Ok, temos as pistas todas organizados. Agora o ideal é criar um ficheiro de texto básico onde colocas a seguinte informação:

  1. Nome de sons de referência.
  2. Enviar BPM da música.
  3. Enviar Escala musical em que foi construída.
  4. Caso existam efeitos específicos que queiras incluir, deves mencionar e indicar em que pista querem. Exemplo: “voz róbotica na pista nomedotema_vox_adlib.wav ou delay na pista nomedotema_snare.wav.
  5. Todas as pistas deverão vir no formato .wav a 44100hz ou 48000hz. Caso o instrumento seja mono, a pista terá de vir em mono.
  6. Caso sejam contra a utilização de auto-tune, este deverá ser mencionado.

Como enviar para mistura?

Os ficheiros poderão ser entregues por PEN ou disco rigido mas penso que qualquer estúdio de gravação prefere receber digitalmente. Deverás enviar conforme a organização proposta em cima, num ficheiro .zip, através do Dropbox, Wetransfer, Google Drive ou outro sistema.

Este pretende ser um guia básico, muito adaptado à realidade dos tuff estúdios. No entanto, penso que será uma guia base para trabalhar

Já escolheste o teu estúdio de gravação? Aconselho-te a veres os 5 pontos a ter em consideração a quando escolhes um estúdio.