Como encontrar músicos para a minha banda?

Pedem-me várias vezes: “ajuda-me a encontrar músicos para minha banda”. O meio dos músicos em Portugal não é grande mas quando se está fora dele, não se tem noção. Quando queres iniciar um projeto ou simplesmente substituir algum músico nem sempre é fácil para quem não tem conhecimentos.

Estas são as minhas sugestões para encontrar músicos

 

1) O ideal, principalmente para bandas que estão a começar, é encontrar entre os teus amigos, músicos que estejam alinhados com o tipo de banda que queres/precisas de formar.

 

2) Outra forma é procurares junto das escolas de música, lojas de instrumentos e estúdios da tua região. Deixa cartazes, fala com os professores ou técnicos de estúdio. Deixa os teus contactos e procura fazer follow ups regulares.

 

3) Redes Sociais. As redes sociais que utilizamos diariamente servem mesmo para isto, para criar e estimular relações. Procura grupos de músicos no facebook e coloca anúncios também em grupos de músicos no facebook.

 

4) Pensa se precisas de músicos ou se não fará mais sentido juntares-te a alguma banda que já exista. Repete os pontos a cima com esta abordagem
Numa banda, é interessante que todos os músicos sejam do mesmo nível de forma a que ninguém se sinta decepcionado ou a sentir-se inferiorizado.

Atenção, é bastante importante saber de onde são estes músicos. Os encontros entre a banda devem ser regulares e longas distâncias vão dificultar além de encarecer esta ligação. Um dos principais problemas de criar uma banda é saber como conciliar disponibilidades entre músicos para criação e ensaios.

Uma última dica, é mais fácil conseguir músicos quando já temos algumas datas/concertos marcados. Um músico não poderá participar em todas as bandas que gostaria. Terá que escolher as que gosta mais e as que lhe podem trazer mais trabalho.

Se tens alguma sugestão para melhorar este artigo não hesites em enviar-me um email para joao@tuff.pt .

Até já

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency