Como criar um press kit para uma banda ou companhia de teatro?

Como criar um press kit para uma banda ou companhia de teatro?

Antes de mais vamos clarificar o que é um press kit (dossier de imprensa) e para que serve. O dossier de imprensa (PRESS KIT) é um conjunto de documentação sobre o projeto artístico construído a pensar na comunicação social que poderá ser tanto físico como digital. Este deve incluir informação clara e compacta sobre o projeto  bem como todos os detalhes que possam apresentar a banda ou companhia de teatro em exactidão.

Este press kit (dossier de imprensa) deve conter:

PRESS RELEASE

O press release é uma das principais ferramentas para o assessor de imprensa / promotor. É um texto de cunho jornalístico construído de forma a comunicar uma determinada notícia importante como por exemplo o lançamento de um disco, espetáculo, etc.

BIOGRAFIA

Devem ser disponibilizadas sempre uma biografia completa e um resumo com os pontos mais importantes. A biografia completa não deverá ter mais do que duas páginas

MÚSICA

Poderá ser o CD completo, um CD promocional, ou apenas o single do projecto. Para o press Kit digital põe-nos de forma fácil de serem ouvidos no momento sem ter que fazer download.

VÍDEO

Videoclip do Single do projecto ou excerto do espetáculo ao vivo ou de um ensaio. Terá de ter qualidade profissional tanto o vídeo como o áudio.

FOTOGRAFIA

Incluir 2 fotografias oficiais ao “alto” (tiradas na vertical) e duas na horizontal. As 4 devem ser de alta qualidade e com 300 dpi’s.

MERCHANDISING

Se for possível, deve-se incluir algum merchandising do projecto como Pins, autocolantes (stickers), t-shirts, etc.

CLIPPING

Reúne todas as principais notícias e críticas . Destaca também as principais frases que encontraste.

PRÉMIOS E RECONHECIMENTOS

Já ganharam algum prémio? Porque não o por num local visível de forma clara?

DATAS DOS PRÓXIMOS ESPETÁCULOS

Não te esqueças de anexar uma lista com os próximos espetáculos. A credibilidade do teu projeto ganhará

ELECTRONIC PRESS KIT (EPK)

O EPK é um vídeo promocional de duração até 6 minutos, que conta com entrevista aos artistas, fotografias, vídeos de ensaios, partes do videoclip e citações de jornalistas ou outros artistas sobre o projecto. No fundo é, em forma documental, uma peça que pode ser utilizada livremente pelos jornalistas. Pode ser divulgada em partes ou no seu todo.

CONTACTOS & LINKS

Este é o ponto mais importante do teu press kit (quase!). Coloca os teus contactos em todos os documentos de forma a seres o mais facilmente contactado. Coloca o nome, email e telemóvel da pessoa que ficará responsável por gerir todo o contacto com a imprensa bem como todos os links onde os jornalistas possam retirar mais informações.

João Moura de Paiva

Managing Partner @ tuff Agency