Como contratar uma banda?

562
Como contratar a banda certa?

Como contratar uma banda?

Sempre sonhaste em produzir um evento mas nem sabes como contratar uma banda. Foi a pensar em ti que escrevi este artigo.

Contratar uma banda não é de todo um processo difícil ou complicado. Acho até bem mais simples do que comprar um produto pela net.

Há duas situações possíveis. A banda tem um agente/agencia ou se se auto agencia. Se tiver um agente, as informações de contacto deverão estar em todos os canais de comunicação da banda. Tais como: website, facebook, descrição dos vídeos de YouTube, etc.

Eu aconselho vivamente que tudo o que falares com a banda esteja por escrito.

Mesmo que fales por telefone, envia sempre um e-mail resumo com a informação e condições faladas. Assim estarás a proteger o teu trabalho e o da banda.

Caso a banda não tenha nenhum agente, o mais simples é utilizares o facebook para lhe enviares uma mensagem privada. Não haverá problema se enviares um email para a banda directamente mesmo que tenha um agente porque a banda irá reencaminhar para o agente que entrará em contacto contigo.

 

O que é que a banda te vai perguntar?

A banda terá certamente algumas questões que vão influenciar o valor do cachet que te vão pedir. Entre todas as dúvidas possíveis, estas são as mais comuns (e básicas).

  1. Quando, onde e a que horas é o evento?
  2. Qual é o tipo de evento?
  3. Quantas pessoas terá o evento (estimativa)?
  4. Qual a duração do concerto pretendido.
  5. Os jantares são pagos pelo promotor do evento (tu) ou pela banda?
  6. Qual é a empresa de som?
  7. Quais as condições de pagamento?

Será escusado dizer que todas as informações terão de ser sinceras ao máximo. Não te esqueças de deixar sempre tudo por escrito bem como de esclareceres todas as dúvidas que possas ter com a banda. Não tenhas receio de perguntar se não souberes.

Continuaste com dúvidas ou tens algo a acrescentar? Escreve-me para info@joaopaiva.pt

Até já companheiros!